Caminhando pelas incertezas

Não caminhamos pelas certezas, mas sim pelas dúvidas. São elas que nos incitam a sairmos de nós mesmos e a ultrapassarmos os limites delimitados, tantas e tantas vezes, pelos nossos medos.
A vida faz-se arriscando na travessia de ultrapassar o risco da ousadia. Enfrentarmos as dúvidas e os medos não nos faz vencedores de tudo e de todos, mas eleva-nos para a certeza de que tudo ganha muito mais sentido quando nos deixamos descobrir pelo incerto. Somos a construção de várias incertezas. Somos a soma de tantos passos maldados. Somos a totalidade daquilo que não desejávamos, mas nem assim deixamos de ser mais autênticos e verdadeiros na procura de sermos cada vez mais e melhores.
Somos verdadeiros peregrinos errantes buscando a certeza nas incertezas das nossas inquietações. Somos passageiros de uma vida que não é exaltada aqui, mas que ganha forma e brilho em cada pegada marcada pelo amor e pela partilha. Somos caminheiros de um trilho desenhado por entre curvas e contracurvas que esperam que lhe saibamos circundar com a audácia de quem vive confiando e andando de esperanças.
Não caminhamos de mãos nos bolsos esperando guardar tudo e mais alguma coisa. Caminhamos de mãos abertas e como oferenda permanente para que em nós surja cada vez mais vida diante de tantas vidas. É este o desafio: caminhar para se ir chegando. Não se caminha para se chegar de uma só vez. Caminha-se para se ir fazendo cada vez mais chegadas. Caminha-se para deixarmos que cosam em nós as histórias, os sorrisos, as lágrimas e os abraços realizados em encontros e despedidas permanentes.
Não se caminha pelas certezas e esta é, sem dúvida alguma, a nossa maior certeza. Não se caminha pelas certezas, mas diante as incertezas que nos colocam em causa para que não sejamos, nunca, uma causa perdida!

[Texto da autoria de ©Emanuel António Dias]

joshua-earle-qNX5sxNGbHI-unsplash

[Fotografia da autoria de ©Joshua Earle]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s