Ficar por aí

Tu já te deixaste ficar por aí? Quando foi a última vez que te deixaste ficar?
Sim, porque não contam as vezes em que estás. Para ficares, verdadeiramente, tens de estar inteiramente. Tens de chegar, sentar a tua vida e agarrar o teu coração e colocá-los à disposição daqueles que se encontram à tua frente.
Ficares por aí não é permanecer num sítio qualquer, ou não te interessares por onde paras. Ficar por aí é saberes que te foste deixando por entre conversas desalinhadas, que te foste permanecendo e eternizando num toque acolhedor e, acima de tudo, que te foste deixando ser morada para os outros e que te deixaste (de)morar nos outros.
A tua vida faz sentido assim. Ganha sentido nessas moradas que não se definem por ruas ou números, mas que se fazem de abrigo em abraços e em repousos no ombro. Teres a consciência que és casa de repouso e de alegria para os outros, é andares por aí com a certeza de que possuirás, em qualquer circunstância da tua vida, gente onde poderás repousar as tuas feridas, onde poderás descalçar os teus medos e onde poderás despir-te da ansiedade que te assombra o teu dia e o teu ser.
Arriscares-te a ficares por aí é não teres medo de cantos, nem recantos desconhecidos. É deixares-te descobrir na escuridão dos outros que será, tantas e tantas vezes, a tua tremenda negrura. É permitires-te ser banho de água salgada que purifica e acalma sem ter que se impor ou exigir coisa alguma.
Fica-te por aí, mas fica mais inteiro e verdadeiro. Mais ciente de que a vida só se deixa ficar quando habitamos nos outros!

[Texto da autoria de ©Emanuel António Dias]

alexander-milo-scgKJpy-McY-unsplash

[Fotografia da autoria de ©Alexander Milo]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s