Quando tiveres todas as certezas, duvida!

Quando tiveres todas as certezas, duvida. Duvida de tudo o que consideras teres ganho, porque um dia a vida te mostrará entre raízes quadradas e subtrações repentinas que nada te pertence. Duvida quando pensares que te encontras num pedestal inalcançável, porque nesse mesmo dia te mostrarão que a tua humanidade, e aquilo que te define, não é mais, nem menos do que aquela que se iguala em todos aqueles que se cruzam contigo.
Quando tiveres todas as certezas, duvida. Recomeça e vê onde é que falhaste, porque de certeza que julgaste ter respondido àquilo que só pode ser vivido com mistério. Põe em causa aquilo que te aparenta sustentar firmemente perante este mundo. Põe-te em causa quando sentires que caminhas de pedra em pedra sem notares que elas te deixem a sua cicatriz. Põe em causa toda a tua existência se vives sem arranhões, nem feridas capazes de te darem comprovativo de uma vida vivida.
É quando se caminha diante de tantas certezas que se deve duvidar dos passos dirigidos numa história por ti definida. Não se alcança a vida com verdades absolutas, mas com questionamentos que nos levam a uma constante busca. É por entre incertezas e medos que se saboreia a coragem de se arriscar no risco da vida. Por isso, não te adianta guardares numa redoma que tenta levar-te a uma vida aparentemente normal e sossegada, quando a vida só acontece na interrogação, na prova e na procura de si mesmo e do outro.
Quando tiveres todas as certezas, duvida e parte de novo para ti, porque de certeza que te deixaste ficar por entre os cantos e recantos dos teus medos. Quando tiveres todas as certezas pega nelas e torna-as em sementes de vida fecundas em autenticidade, confiança e em mistério vivo!

[Texto da autoria de ©Emanuel António Dias]

islam-hassan-253122-unsplash

[Fotografia da autoria de ©Islam Hassan]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s