A verdade da mentira

Não precisamos de um dia das mentiras. Não precisamos de mais dias para mascararmos a nossa face e a nossa alma. Não necessitamos de mais desculpas para tornar a mentira numa verdade que, a partir de uma certa altura, se entranha em nós.
Começamos a usar a mentira como fuga e como proteção, mas acaba por nos levar para uma realidade que não existe. Para uma realidade que apenas se sustenta num mundo de camadas finas prontas a serem rasgadas pelos outros num simples toque de veracidade e autenticidade.
Não adiantam máscaras atrás de máscaras, porque bem sabemos que elas não nos apagarão as dores, as dúvidas e os medos.  Apenas nos conduzirão para bem longe daquilo que somos sem nos dar a oportunidade de caminhar pelas planícies da nossa plenitude.
Urge que deixemos cair os nossos falsos “eus”. Que deixemos cair as nossas falsas promessas de um mundo melhor. Que deixemos cair as nossas falsas palavras de amizade e amor. Que deixemos cair as nossas falsas atitudes de solidariedade que não esperam senão uma cobrança no futuro.
Hoje, mais do que nunca, precisamos que a nossa vida seja refletida pelo espelho da verdade, para que, num autoconfrontamento que certamente abrirá muitas feridas, possa restituir em nós, uma verdadeira camada do nosso ser, levando-nos a uma liberdade capaz de curar, amar e viver verdadeiramente.
Precisamos que a mentira seja desmascarada e que aconteça em nós a verdade, para que não enganemos o outro, nem nos deixemos enganar.
Precisamos, acima de tudo, que a verdade aconteça em nós, para que quando nos olharmos ao espelho saibamos que não andamos uma vida inteira a enganar-nos…

[Texto da autoria de ©Emanuel António Dias]

art-artist-black-and-white-669319

[Fotografia da autoria de ©Francesco Ungaro]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s