Ainda há tempo

Ainda há tempo para se dar mais. Ainda há tempo para nos darmos muito mais. Ainda há tempo, porque ainda não foi tudo dado.
Na vida de todos os dias, que vai passando entre correrias, preocupações e aflições, ainda sobra tempo para se dar o que ainda não foi dado. Ainda sobram momentos para se dar de novo o que tanta falta nos faz.
Entre voltas e mais voltas convém que nos envolvamos na dádiva que não acontece à última da hora, mas que enriquece todas as nossas horas. Diante de todos os caminhos e de todas as pessoas, é necessário deixarmo-nos entregar à doação que preenche, não as nossas lacunas, mas as faltas daqueles que necessitam de um pouco mais para que a vida lhes dê mais vida.
Diante do mundo, que nos vai passando pelas mãos, temos a obrigação de dar muito mais, para que não sintamos que a nossa humanidade não se doou completamente. Temos a obrigação de dar muito mais para que ninguém se perca por entre cantos e recantos, onde a luz não lhes é capaz de iluminar e aquecer os seus corações. Temos a obrigação de dar muito mais para aqueles a quem a presença passou a ser motivo de desconfiança.
Ainda há tempo para se dar mais. Ainda há tempo para nos darmos muito mais guiando quem, um dia, se deixou perder. Segurando quem, um dia, desistiu de caminhar. Ouvindo quem foi esquecido e ignorado. Encontrando quem se escondeu por medo e por vergonha. Reerguendo quem deixou de entender o seu real valor.
Ainda há tempo para se dar muito mais. Ainda sobra tempo para que as nossas vidas sejam, verdadeiramente, uma oferenda permanente para todos os que desejam voltar, de novo, à vida. Ainda sobra tempo para nos doarmos por completo se soubermos andar com o coração nas mãos.

[Texto da autoria de ©Emanuel António Dias]

chungkuk-bae-241046-unsplash

[Fotografia da autoria de ©Chungkuk Bae]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s