O desprender da vida num abraço

As palavras tornam-se reais quando as vivenciamos. Tornam-se tremendamente nossas quando se incarnam em nós.
Como tal, hoje o que escrevo, são palavras de vida. São palavras que espelham a minha vivência.
Hoje, com as crianças, aprendia a doar-me ao outro. Sim, são as crianças que nos continuam a mostrar como é que nos doamos ao outro.
Bastou-me uma simples criança. Bastou um simples gesto para me desprender da vida. Bastou um simples truque para me desprender na vida.
Do nada, aquela criança, numa primeira troca de cumprimentos, trocou o beijo e substitui-o pelo abraço. Um abraço apertado. Do nada ela desprendeu-me com um abraço e mostrou-me como é que nos libertamos para o outro. Mostrou-me como é deixar-se confiar na inocência de quem ainda acredita que todos são iguais. Na inocência de quem ainda se deixa confiar, pois não há maldade alguma.
Do nada ela desprendeu-se e desprendeu-me. Tirou de mim as correntes impostas por um mundo que se entrega cada vez menos e que de confiança sabe muito pouco. Do nada ela desprendeu-se e desprendeu-me o coração transformando aquele ato numa verdadeira oração.
Ali, num primeiro contacto, num primeiro encontro deixou-se entregar nos braços dando assim a conhecer a maior de todas as certezas: de que quando nos entregamos por completo nasce nova vida e por consequência surge ainda mais vida em nós.
No final, repetiu o mesmo: abraçou-se para que não me esquecesse que a vida precisa de gestos que nos desprendam dos maneirismos, dos medos e da desconfiança. No final, abraçou-se a mim e ligou-me assim de novo ao simples da vida!

[Texto da autoria de ©Emanuel António Dias]

affection-children-closeness-1488389

[Fotografia da autoria de ©Parij Borgohain]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s