Esperar o Natal

Aproximamo-nos do Natal. Um tempo de grande azáfama. Um tempo de enorme consumismo e stress. Um tempo de obrigações e costumes, onde por muitas vezes leva à união, mas onde muitas outras pode levar à exaustão e ao sacrifício.
Mas em tempo de Natal é preciso olhar para a essência da sua palavra, isto é, para a sua etimologia. Olharmos para ela e percebermos que na sua origem tem em si o significado de “nascer”.
É, por isso mesmo que todos nós, crentes e não crentes, somos convidados, momentos antes, a esperar e a deixarmos que a espera atue em nós. Somos chamados a esperar para que, tal como no ciclo natural da vida, possamos deixar que algo nasça em nós.
Precisamos desta espera, que manifesta-se de diversas formas em tantos e tantas, mas que é tão essencial para que possa brotar algo de novo ou pelo menos algo que nos reanime para a vida.
Não há Natal em nós se não houver nascimento. Não há nascimento se não houver um compasso de espera.
Para que aconteça Natal, em nós, é necessário andarmos de esperanças como tantas mães andam quando esperam pelos seus filhos e filhas.
E, hoje, mais do que nunca precisamos de dar a conhecer ao Mundo que nós e todos aqueles que nos rodeiam necessitamos desta espera preenchida de esperança. Não uma esperança bacoca, mas andarmos numa esperança que nos poderá dar sempre mais vida em nós.
É preciso esperar para que possa nascer o Natal em nós. Precisamos de nos alongarmos em nós mesmos e no outro para que o Natal aconteça. Necessitamos de nos alargar para que o Natal se alongue em nós e nas nossas vidas e, assim, deixarmos que tudo o que somos e fazemos seja sinal vivo de uma vida em pleno.
Deixarmo-nos esperar para que, acontecendo Natal, nasça vida em abundância!

[Texto da autoria de ©Emanuel António Dias]

background-boy-christmas-713148

[Fotografia da autoria de ©Jeswin Thomas]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s