Arder para viver

“Quem não arde, não vive.”
Pe. (Card.) Gianfranco Ravasi

As palavras ecoavam no seu coração. O seu pequeno motor da vida sentia as palavras, mas em si nada acontecia. Tudo se mantinha pávido e sereno. Era assim a sua forma de estar perante tudo o que era destinado à sua vivência. Pelo menos pensava deste jeito, mas a verdade é que estava tão pálido perante a sua vida que nem se tinha apercebido de que tinha perdido o calor da existência. Enganado com a ideia da sua vivência, não se foi apercebendo que há muito se tinha entregue à sobrevivência.
O pavio da sua vida estava demasiado curto. Não tinha como incendiar uma vida que não passava do meio morno. Neste meio morno não era incitado a arriscar, nem era confrontado com os seus medos. Tão típico de nós, seres humanos. Sempre prontos a arriscar nas certezas infalíveis, sem nos apercebermos que a vida se ganha quando se arrisca na serenidade das incertezas.
Assim permanecia esperando que o fogo da vida lhe incendiasse a razão de viver e o sentido de todo o seu dom. Há volta dele existiam demasiados bombeiros sempre prontos para lhe confortarem com as melhores desculpas. Além disso, tinha em si a arte de escapar de tudo e de todos.
Escapou enquanto pôde, mas a vida surpreendeu-lhe. Surpreendeu-lhe de tal forma, que no meio de tantas escapatórias, deu de frente com a sua própria vida.
O seu pavio tinha crescido novamente e agora não dava para o diminuir. Tinha de incendiar a sua vida. Tinha de arder para o mundo, para que a sua existência fosse sinal de fumo concreto e verdadeiro.
E, juntando todas as suas incertezas, pegou-lhes fumo e deu-se a oportunidade de encontrar em si a serenidade de um lume novo. O lume que alimenta e dá sentido à vida: arriscar para não se deixar apagar!

[Texto da autoria de ©Emanuel António Dias]

blur-close-up-dark-568785

[Fotografia da autoria de ©Pexels]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s