Coração que ouve

O coração ouve o que a vida lhe diz. Ouve com atenção toda a nossa história para que o seu ritmo seja conforme. Ouve as batidas das nossas ações marcando o compasso da nossa sinfonia.
O coração escuta. Escuta pacientemente todas as nossas certezas como se fossem as mais belas notas alguma vez tocadas. Ele bem sabe que são elas que nos impulsionam para a vida. Ele bem sabe que são elas que nos fazem caminhar. Ele bem sabe que o sentido da nossa existência está nas pegadas que vamos deixando no caminho daqueles que se cruzam connosco. Por isso, ele vai escutando e captando todos os nossos ritmos e pausas. Vai apreciando as composições que vão sendo realizadas por nós. Vai entendendo que os maestros da nossa melodia são todos aqueles que nos quiserem acompanhar.
O coração ouve. Ouve o que não há para ouvir interpretando o que cada olhar vai proclamando. Vai acompanhando as nossas subidas e descidas da vida como se fossem autênticas escalas.
O coração ouve o que deixamos que ele ouça. Ouve tudo quando o deixamos carregar nas nossas mãos. Ouve tudo quando deixamos que a nossa humanidade tenha verdadeiro encontro com as necessidades e dores do outro. Ouve toda e qualquer vida porque reconhece através do bater do outro que a sua dignidade será para sempre independentemente da sua condição.
O coração ouve o que lhe dizemos. Sente bem de perto as nossas inquietações. Entende os nossos medos. Percebe verdadeiramente os nossos desejos.
O coração ouve e será sempre o melhor ouvinte, porque nele as partituras da vida serão sempre decifradas.

[Texto da autoria de ©Emanuel António Dias]

Sem título-2

[Desenho da autoria de ©Ana Monteiro]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s