Escutar a vida

Escutar a vida. Escutá-la em cada bater de coração que dá movimento e ritmo a toda a nossa história. Escutá-la em todo o toque capaz de unir e de se oferecer em total doação. A vida necessita de ser escutada para que possamos dar-lhe a devida atenção, para que possamos dar-lhe o devido valor.
Escutar a vida. Escutá-la para que possamos contemplá-la em cada instante. Para que possamos ouvir, com toda a nossa prudência, as pistas que nos relata em cada sopro de ar. Para que possamos ouvir, com todo o nosso cuidado, os relatos de que, independentemente do que nos possa acontecer, fomos feitos para a relação e para a felicidade. Para que possamos ouvir, com toda a nossa cautela, os segredos desvendados na partilha de um dom que em todos acontece e que jamais pode ser reproduzido.
Escutar a vida. Escutá-la bem no fundo de nós para que não nos passe ao lado. Escutá-la bem de perto para que nos entranhe aquilo que vem dela. A vida é nossa, mas não a conseguimos viver guardando-a para nós. Não nos realizamos numa arrogância de autossuficiência cega e desmedida.
Escutar a vida. Escutá-la em todos os acordes para que saibamos o seu real significado. Não existe uma única sinfonia, um único ritmo ou uma única nota que paute todas as vidas. Existe, isso sim, uma composição diversificada e complexa que ganha todo o sentido quando a conseguimos escutar com a mestria da verdadeira humanidade.
Escutar a vida. Escutá-la por entre tantos gritos e desacatos para que não percamos os verdadeiros valores. Escutá-la em todos os momentos para que possamos dá-la a sentir àqueles que um dia se tornaram surdos para a sinfonia das suas próprias vidas. Precisamos que a sua vibração inquiete e volte a dar vida.
Escutar a vida. Escutá-la em mim, em ti e em nós.

[Texto da autoria de ©Emanuel António Dias]

headphones-690685_1920

[Fotografia da autoria de ©Free-Photos]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s