Tocar é viver

Há toques que nos arrepiam, que nos fazem estremecer por completo. Há toques que nos dão vida, relembrando-nos a importância da nossa vivência. Há toques que entram no mais íntimo de nós e que aprofundam toda a nossa linha cronológica. Há toques que desejaríamos ter evitado para que não nos fizessem sangrar ainda mais. Há toques que nunca chegaram até nós e que nos marcaram profundamente…
A verdade é que vivemos de toques. Somos seres dependentes destes toques: físicos e espirituais.
Necessitamos deles para penetrarmos, verdadeiramente, na nossa história. Necessitamos deles para nos relembrarem as nossas origens. Necessitamos deles para nos realizarmos, totalmente, aceitando todas as nossas conquistas e todas as nossas derrotas. Necessitamos deles para não temermos pela vida.
Precisamos de ser tocados para que não nos tornemos ilhas. Precisamos de ser tocados para conseguirmos tocar o outro. Precisamos tanto, mas tanto deste toque para que possamos acordar deste sono que nos impede de chegarmos à nossa realidade e à realidade daqueles que nos são próximos.
A descoberta sobre mim e sobre o outro não acontece com teorias, nem com estudos. A descoberta sobre mim e sobre o outro surge numa comunhão que arrisca totalmente no toque.
Arrisca num toque que desmancha por completo todas as nossas máscaras. Arrisca num toque que inquieta para que nada volte a ser como era. Arrisca num toque que nos eleva, não para uma autossuficiência, mas para uma entrega sem limites.
Podemos fugir deles, podemos fintá-los, podemos colocar camadas e camadas para que não tenhamos sensibilidade para os reconhecer, mas a verdade é que não existe vida sem toque.
Quem toca e se deixa tocar, percebe que a vida acontece na união.
Quem toca e se deixa tocar, percebe que a vida ganha a sua plenitude quando a alma e físico se deixam comover pelo mesmo toque!

[Texto da autoria de ©Emanuel António Dias]

touch-2081018_1920

[Fotografia da autoria de ©Sarsarka]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s