Quem é afinal este Jesus?

Hoje decidi trazer uma reflexão teológica. Uma reflexão que muitos crentes e não crentes, certamente, fazem muitas vezes ao longo das suas vidas.

Quem foi Jesus Cristo? Um contador de parábolas? Um profeta que fundou uma nova religião? Ou o Deus-Homem, o Salvador do mundo e Senhor dos Senhores?
Para muitos, como é o meu caso, acreditam que Ele seja Deus e que representa tudo aquilo a que definimos de santidade. Mas o que é realmente este Deus hoje em dia?
Problemas do nosso quotidiano fazem com que, muitas vezes, sejamos afastados deste Deus. Mortes, pobreza, fome, crimes, mentira, desemprego são alguns dos exemplos que fazem com que todos nós questionemos a existência deste Jesus.
Mas então o que faz com que ainda haja tantos seguidores deste Deus ou, se quiserem, deste simples Homem que andou na Terra?
A resposta não é assim tão fácil. Apesar de ainda existirem muitos seguidores é cada vez mais difícil fazer aquilo que Ele nos pediu. Seguimentos como: respeitar o próximo, perdoar e ajudar os mais necessitados. É algo que é cada vez mais difícil de ser feito na nossa sociedade. Uma sociedade que não se preocupa e não respeita ninguém.
Caros leitores, independentemente, das vossas crenças façam aquilo que este Homem, em que eu acredito que seja o Deus, nos pediu. Antes de ser Deus, Ele também foi um Homem como todos nós, onde apenas defendeu que respeitássemos a humanidade de cada um e fôssemos inteiramente harmoniosos, cuidadosos e vigiantes.
Não vos peço que acreditem que ele seja Deus, porque isso é algo que não pode ser imposto, mas que apenas pode ser vivido. Peço-vos que estejam atentos a tudo aquilo que vos rodeia e sigam as pisadas deste Homem. Tornem este nosso mundo num sítio mais humanitário e não num espaço feito de injustiças e guerras.
Sejamos suficientemente Homens para mudarmos tudo aquilo que faz tirar a identidade da nossa humanidade.
Sejamos simples e corajosos.
Anúncios

2 pensamentos sobre “Quem é afinal este Jesus?

  1. Olá,
    Duas perguntas que o seu texto me suscita e que, a serem feitas (mesmo que interiormente), evitariam o que considero serem alguns ‘erros de casting’:
    A) O que veio fazer Deus à Terra, como Filho do Homem?
    B) Como se chega a «Uma sociedade que não se preocupa e não respeita ninguém.»?

    Que Deus o guie / nos guie,
    Fernando Ribeiro

    Gostar

    • Bom dia.

      Desde já o meu muito obrigado pelo seu comentário. De seguida dizer-lhe que tentarei responder ao que me questionou, porque não tenho bem a certeza se consegui entender aquilo que me perguntou.

      A) A grande missão deste Jesus Cristo foi, efetivamente, deixar bem marcado o projeto de amor de um Deus que até então era visto como um autêntico guerreiro e que defendia apenas alguns. Com Jesus, Deus mostrou e mostra-Se próximo acolhendo todos. E o Seu Filho, de forma simples e autêntica, demonstrou ser a única via para se chegar até Ele. E, claro, em Jesus foram salvos todos aqueles que acreditam e professam o Seu nome.

      B) Nesta segunda questão admito que durante o texto exagerei um pouco, mas pensando bem se calhar não tenha exagerado assim tanto (sim parece contraditório este início de frase). Se virmos bem estamos numa sociedade onde a competitividade é desmedida, onde vale tudo para se alcançar o que se deseja, onde trabalhos muito mais para o ter do que para ser, onde a nossa fixação está no bem material e não nos valores do respeito, da entrega, do compromisso e da doação. Para se respeitar e dar-se ao respeito é preciso que tenhamos uma sociedade que entenda que as nossas diferenças se igualam na nossa humanidade.

      Espero ter conseguido responder aos tais ‘erros de casting’. Caso não o tenha conseguido fazer sinta-se completamente à vontade para me voltar a quesitonar.

      Tudo de bom. Um abraço em Cristo,
      Emanuel António Dias.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s